O AMOR DE DEUS

O AMOR DE DEUS

 

I – INTRODUÇÃO

            (pedir oração)

1 – Apresentação do pregador (nome, estado civil, paróquia, pastoral)

2 – Apresentação da pregação

a) TEMA: O AMOR DE DEUS

b)  Itens:

b.1) DEUS É AMOR

b.2) CARACTERÍSTICAS DO AMOR DE DEUS

b.3) EXPERIÊNCIA DO AMOR DE DEUS

3 – Motivação

  1. O que você mais deseja na vida?

2. Ninguém é feliz sem amor (amar e ser amado)

II – DESENVOLVIMENTO

1. DEUS É AMOR

            a) I João 4, 16

            b) Natureza de Deus é amor

            c) Testemunho: “God’s love”

BOA NOTÍCIA: DEUS TE AMA

-         (Jer 31, 3 “De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor”; Isaías 43, 4 … “eu te aprecio e te amo…”)

2. CARACTERÍSTICAS DO AMOR DE DEUS

-         INCOMENSURÁVEL (João 3, “16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”)

-         CARIDOSO (I Coríntios 13, “4 A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. 5 Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. 6 Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. 7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”)

-         ETERNO  (I Coríntios 13, 8 “A caridade jamais acabará.”; Jeremias 31, 3 De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor,”)

-         CUIDADOSO, PROTETOR, APAIXONADO (Isaías 43, “1 E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. 2 Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. 3 Pois  eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. 4 Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. 5 Fica, tranqüilo, pois estou contigo, do oriente trarei tua raça, e do ocidente eu te reunirei.”)

-         FIEL (Isaías 49, “15 Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. 16 Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas.”)

-         INCANSÁVEL, MISERICORDIOSO, COMPASSIVO, PERFEITO (Oséias 11, “1 Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho. 2 Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baal e queimaram ofertas aos ídolos. 3 Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles. 4 Segurava-os com laços

 humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento. 5 Ele voltará para o Egito e o assírio será seu rei, porque não quiseram voltar-se para mim. 6 A espada devastará suas cidades, destruirá seus filhos, que colherão assim o fruto de suas obras. 7 Meu povo é inclinado a separar-se de mim, convidam-no a subir para o Altíssimo, mas ninguém procura elevar-se. 8 Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão. 9 Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir.”

-         ZELOSO, CIUMENTO (Tiago 4, 5; Dt 4,24)

-         (DEUS NOS FEZ FORA DE SÉRIE)

3. EXPERIÊNCIA DO AMOR DE DEUS

            a) É transformadora

-         Moisés (na sarça)

-         Pedro (na negação)

-         Paulo (no caminho de Damasco)

b) Semelhante a um perfume

-         Dinâmica do perfume (fazer alguém experimentar um perfume e pedir que faça os outros sentirem o seu cheiro, ao ponto de identificarem sua marca, somente explicando; repetir a dinâmica com outras pessoas)

c) Obstáculos à experiência do amor de Deus

-         Nossa medida (medida humana)

-         Traumas

-         Dúvidas

-         Incredulidades

-         Pecado

III – PERORAÇÃO

-       1Jo 4,16

-       Jo 3,16

-       Convite à ação

= Incentivar cada um a se dispor a experimentar o amor de Deus

-       Oração Final

Amém.

Deus os abençoe.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>