CHEIOS E CONDUZIDOS PELO ESPÍRITO SANTO – (palestra)

 

“O amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo”. (Rom 5,5) 

No batismo nós recebemos o Espírito Santo. No batismo nós nos tornamos templos do Espírito Santo. I Cor 3,16: “Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” I Cor 6,19: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós o qual recebestes de Deus, e que por isto mesmo, já não vos pertenceis?” Imagine que maravilha que somos nós. Quem sou eu? Eu sou pelo batismo, pela graça de Deus, um templo, uma habitação, uma morada do Espírito Santo. O Espírito Santo mora em mim. Em Rm 5,5: “O amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

O que é que impede a ação do Espírito Santo em nós?

 

 É o pecado. O pecado impede dentro de mim o desabrochar do amor. Do amor de Deus. Este amor ficou preso dentro de mim por causa do meu pecado. O que significa então, renovar, ser batizado de novo, receber a efusão do Espírito Santo?  Trata-se simplesmente de tomarmos consciência e deixarmos, permitirmos, que o Espírito Santo, que o amor de Deus se desabroche em nós, produza frutos em nós. Como? Renovando-nos, convertendo-nos ou permitindo que o Espírito Santo atue, aja em nós.

O que o Espírito Santo quer em nós? Dirigir nossa vida. Quer derrotar em nós o pecado. Pela morte de Jesus Cristo, o pecado já foi derrotado. Mas agora eu preciso abrir-me à ação do Espírito Santo, à ação do amor de Deus em mim, para que a ação do pecado não tenha mais poder em mim. Não me domine. Por isso a busca do Espírito Santo. Por isso a necessidade de buscar todos os dias a plenitude do Espírito Santo. O Espírito Santo age em mim, na medida em que eu vou me deixando guiar por Ele, na medida em que eu vou negando ao pecado… aqueles pecadinhos de estimação, meus vícios e defeitos. Vou renegando tudo aquilo e deixando que o Espírito Santo me oriente, me guie, me transforme… Então vai acontecendo dentro de mim esta metanóia, essa transformação, essa conversão, essa renovação espiritual.

Como é que ficamos cheios do Espírito Santo em comunidade?

 “Enchei-vos do Espírito Santo, falando entre vós com salmos e hinos e canções espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor em vossos corações; dando sempre graças a Deus e Pai por tudo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo”. (Ef. 5,18ss).

Paulo nos diz: “Enchei-vos do Espírito Santo”, porque quem está cheio do Espírito Santo, está no louvor, está nos cantos espirituais, está na boa linguagem, está no bendizer uns com outros e com os ausentes. Estão bendizendo, louvando, descobrindo as qualidades das pessoas. Paulo ainda nos adverte que podemos contristar o Espírito Santo (Ef 4,30): “ Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da redenção.” 

 E que “Toda ira, amargura, indignação, gritaria, calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. Antes sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo” (Ef 4,31ss).

 

COMO PERMANECER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO NO DIA-A-DIA?

 Desejando, querer do fundo de seu coração, colocar-se numa abertura de quem está na presença de Deus, fazendo para isso um exame de consciência, arrepender-se e rejeitar, abominar, expulsar o pecado de sua vida… Eu não quero este pecado, eu abomino este pecado… Entregar-se nas mãos de Deus, consagrar-se a Deus. Entregar-se a Deus, de corpo e alma, querer fazer a vontade de Deus, entregar-se a Deus, consagrando a mente, o coração, todo o ser, todas as ações do dia-a-dia, todos os sentimentos, pensamentos. Que tudo e todos sejam consagrados e entregues a Nosso Senhor. E pedir!!! Deus dá a quem pede! E aproprie-se desta graça, orando e louvando a Nosso Senhor.

ORAÇÃO: Vem Espírito Santo! Eu quero estar cheio de Ti! Eu quero ser conduzido por Ti! Vem Espírito Santo! Batiza-me! Vem renovar a graça santificante do Batismo em mim… (Pedir com simplicidade, com humildade. Pedir como criança. E por fim agradecer. Agradecer a presença do Espírito Santo, que nos foi dado).

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>