DOM DE SABEDORIA

 

 

“Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus”.(Tg 1,5)

O que é? Qual o diagnóstico? O que é o problema? Qual o diagnóstico do problema? Como que Deus mostra o problema?

 Isto é dom de Ciência.

 

A pergunta agora é: como agir?

 O que fazer, que medida tomar, como sair desta situação? Como fazer? Como resolver? Como agir?

 Vem o Dom de Sabedoria. De maneira prática, vocês já estão percebendo que o dom da sabedoria é esse dom dado, pelo Espírito Santo, como está em I Coríntios 12,8.

 Quem dá este dom, esta palavrinha de sabedoria é o Espírito Santo e a palavra de sabedoria como estamos aqui mostrando é uma aplicação prática do dom de ciência.

 O que é dom de Ciência?

É o diagnóstico, é ver o problema que só Deus conhece que está lá no fundo, no íntimo do coração que nem você se lembra e Deus te mostra, é dom de ciência; como fazer agora para resolver aquele problema?

Aí é dom de sabedoria. Como o dom de sabedoria aparece? Como ele se manifesta?

 

 O dom de sabedoria aparece, se manifesta quando eu estou sozinho orando, no silêncio, na escuta, mas às vezes ele aparece até fora do exercício da oração.

 

 Outro modo como aparece o dom de sabedoria: às vezes você está lendo a Bíblia ou outro livro, ou um artigo e ali um versículo da Bíblia, uma palavra até às vezes isolada, uma frase do livro ou do artigo que você está lendo, ressalta na sua percepção, aquilo lhe dá uma clareza, lhe dá uma visão de uma dúvida que você tinha.

Essa palavra lida é para você uma palavra de sabedoria, porque está ensinando a você como agir, como fazer, como se comportar frente a tal problema ou dúvida.

 

 A palavra de sabedoria vem também quando você está escutando, por exemplo, um ensino, o sermão do padre, uma palestra; às vezes, o ensino todinho é como uma carapuça para você

. “Puxa vida, isto me esclarece, me alerta, me orienta, me chama atenção, agora eu vou tomar posição diferente”.

O que é o dom de sabedoria? É o dom que o Espírito Santo dá no momento oportuno para defender nossa doutrina, nossa religião, nossa Igreja, Jesus, Maria, etc.

 

A mãe precisa de sabedoria para aconselhar os filhos. O pai precisa da sabedoria para aconselhar e orientar a sua família. A sabedoria adquirida pelo estudo tanto da palavra de Deus, da ciência de Deus, da Teologia, como aquela sabedoria adquiria na universidade, em qualquer ramo, assim de estudo; aquela sabedoria adquirida na experiência da vida são matérias que Deus usa para me dar o dom de sabedoria nos momentos necessários.

 

 Deus me dá os dons usando das qualidades que eu tenho, usando do material que eu tenho, usando da bagagem que eu tenho. Sabedoria não vem assim, inventando as coisas de minha própria cabeça, não, porque, daí, eu vou cair naquilo que nós chamamos de iluminismo, de sentimentalismo. Essa palavra que vem está de acordo com a verdade da Bíblia, com a doutrina da Igreja. Não pode distorcer a doutrina, não pode divergir e criar atrito com a Bíblia, com a doutrina, com a nossa fé, se acontecer isto, já não é palavra de sabedoria.

Quem é que recebe o dom de sabedoria? O Evangelho fala assim: “Eu te louvo, ó Pai, porque ocultastes estas coisas aos sábios, aos entendidos e as revelastes aos pequeninos, aos humildes…” (Mt 11.25).

 

Condições para receber o dom de sabedoria:

1) Humildade, essa dependência de Deus, despojando do nosso orgulho, da nossa soberba, da nossa pretensão e nos colocarmos na dependência de Deus.

2) Amor ao próximo, quem não ama não cumpre a lei. Amar no sentido de querer bem as pessoas, de querer a felicidade das pessoas, de querer, portanto a libertação das pessoas, a salvação das pessoas. O dom de sabedoria é justamente para você libertar as pessoas orientando-as de acordo com o plano de Jesus, descobrir o plano de Jesus para suas vidas.

3) Querer servir, querer trabalhar pelo Reino de Deus. E o Reino dos Céus cresce onde há libertação, salvação, onde começa a haver justiça, perdão, paz, alegria, etc. A sabedoria me faz instrumento para colocar o Reino dos Céus em andamento, em crescimento.

4) Outra condição para receber o dom de sabedoria é pedir.

 

 Quem é que dá o dom de sabedoria?

 

 É Jesus. É o Espírito Santo. Pedir naquela atitude ali de humildade, de simplicidade. Tiago 1,5ss: “Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação ser-lhe-á dada”.

Qual é a fonte de sabedoria?

 

Jesus, o Espírito Santo que nos foi dado.

 

 Peçamos com fé.

 

Que tipo de fé?

 

 Fé humildade,

 

sem vacilação,

 

 sem duvidar.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>